A caixa da discórdia

Olá!

Outro dia falei aqui sobre grupos de mães no whatzapp da escola e as possíveis tretas que podem acontecer. Ironicamente eu me envolvi em uma daquelas.

Bom, vamos lá!

A professora da minha filha propôs que fosse feita uma confraternização da turma para encerramento do ano letivo e que cada um deveria levar alguma coisa para fazer um lanche coletivo. Até aí tudo bem. Eu coloquei lá na lista que a Helena ia levar coxinha e tá tudo certo.

Eis que chega o outro dia e lá vem ela com outra sugestão:

Que cada mãe fizesse uma caixa surpresa com coisas que a criança gosta e seria dado no último dia de aula junto com uma cartinha como uma espécie de recompensa pelo ano concluído( que para minha surpresa não era o dia da confraternização e sim o dia seguinte).Eu fiquei pensando porque cargas dágua tudo aquilo e comecei a achar que não ia prestar.

Já falei aqui outras vezes sobre o verdadeiro ringue que existe no mundo das mães onde cada uma compete para que seu rebento esteja no topo da lista. Eu então dei a ideia de se fazer uma coisa apenas: ou o lanche coletivo ou a tal caixa. E fazer em um dia só, no último dia. Porém todas começaram a ficar empolvorosas dizendo que podiam ser feitas as duas coisas sim, que ia ser legal, que a ideia da caixa era maravilhosa e blá,blá, blá. Até que uma mãe mandou um áudio que foi uma apropriação do meu pensamento.

“Eu acho melhor não fazer caixa surpresa porque vai rolar uma situação chata de umas caixas serem diferentes das outras e pode gerar algum constrangimento”.

Aí lá fui eu completar pedagogicamente falando sobre a necessidade de se incentivar a colaboração entre as crianças e que o lanche coletivo seria para isto e tal…

Pronto. Bastou o ego das outras mães serem atingidos para vir uma mais exaltada dizendo que na vida existem pessoas que tem mais condições e outras menos e que não devemos ensinar nossos filhos a terem inveja dos outros e que cada um cria o filho do jeito que quiser e ninguém tem que se intrometer e bla,blá,blá.

Opa! Eu não quero me intrometer na criação do filho de ninguém. Até mesmo porque já tenho dois que me dão muito trabalho! hahahahaha

Esta mãe em questão é daquelas que colocaria a Cacau Show inteira na tal caixa para que seu filhote se sobressaísse dos demais. Porém eu tenho certeza de que haveria crianças que nem levariam nada pois as mães raramente se atentam para o que acontece no grupo da escola.

Outra questão é esta necessidade de se premiar a criança por tudo o tempo todo. Este ano já teve festa junina, festa de Halloween, festa do dia das crianças, foto de formatura (e nem teve formatura) e tantas outras coisas para se ganhar presentes. Será que não é o bastante? O consumismo exagerado precisa ser incentivado também na escola?

Fico triste em pensar que estamos educando crianças para viverem em um mundo onde o que importa é o seu umbigo e somente ele. E isto para quem na semana anterior foi incentivado a levar brinquedos e roupas para doação para a escola. E pergunta se a mãe do garoto de ouro levou alguma coisa?

Nada, minha gente, Nada…

A professora da minha filha disse que as crianças entenderiam e nenhuma ia reparar se a caixa do outro era diferente da dela.

Sim, professora, as crianças são maravilhosas. Gente crescida é que é o problema…

Deixe um comentário