Importância das Vitaminas na Alimentação infantil

 

Olá!

Continuando nossa série sobre alimentação infantil vamos falar sobre vitaminas, ferro,fósforo e cálcio e sua importância.

Vitaminas: As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do organismo. São obtidas por meio da alimentação. As vitaminas do tipo A,D,E e K são lipossolúveis, ou seja,necessitam de gordura para serem absorvidas de forma adequada, já as vitaminas do complexo B e a vitamina C são hidrossolúveis e necessitam de água para serem absorvidas pelo organismo.

Tipos de Vitaminas-

Vitamina A–  Presente em alimentos de origem animal e vegetal. Essencial para a visão,crescimento e desenvolvimento ósseo,defesa do organismo e reprodução. Principais fontes de vitamina A: Fígado,leite e derivados,vegetais verde-escuros e amarelos (espinafre e cenoura).

Complexo B– É um conjunto de oito vitaminas e ajudam na tonicidade muscular e na boa digestão,além de ser boa para a saúde dos cabelos e também das células nervosas. Fontes de vitaminas B: Carnes,leite,brócolis, ervilha,frango,iogurte,laticínios em geral,espinafre.

Vitamina C – Saúde ocular, proteção contra doenças cardiovasculares, boa para a saúde da pele,cabelo e olhos,fortalece o sistema imunológico,regula o metabolismo, combate o estresse. Principais fontes de Vitamina C: As frutas e os vegetais são as principais fontes de vitamina C: acerola,laranja,limão,brócolis,pimentão,goiaba,caju,couve- de- bruxelas.

Vitamina D– Essencial para o equilíbrio e bom funcionamento do corpo,regula a absorção de cálcio e fósforo e no bom funcionamento do cérebro.  Fortifica os ossos,dentes e músculos,dentre eles o coração. Principais fontes de vitamina D:  Carnes,peixes e frutos do mar (salmão,sardinha e mariscos), ovo, fígado e queijos. Além disto, uma importante forma de absorção de vitamina D é sol. Sabe aquele banho de sol que o pediatra fala para o bebê tomar? Só de fraldinha? Então, ele é muito importante! Lembre-se de que o horário para o banho de sol deve ser até as 10 da manhã e depois das 4 da tarde! O uso do protetor solar também é muito importante caso o bebê seja exposto ao sol por mais tempo.

 

O que tem na Sopa do Neném

Gostaram das nossas dicas sobre vitaminas? Próximos posts vamos falar de cálcio,ferro e fósforo e suas principais fontes.

Até lá!

 

Fontes de pesquisa: Jornal Escola Saudável- Universidade de Brasília – UnB

Minha Vida Saúde- Clique Aqui

 

 

♥♥

Anúncios

Legumes da Vez- Abobrinha e Beterraba

Olá!
Continuando nossa série sobre alimentação infantil vamos falar de dois legumes com safra em novembro/dezembro: Abobrinha e Beterraba (duas queridinhas minhas na alimentação da serumaninha Helena).

Abobrinha não é só um adjetivo para quem fala besteira,rsrsrs,é um legume rico em carboidrato,cálcio,fósforo,ferro e fibras. Ajuda na formação dos ossos e dos dentes. Evita o cansaço mental,favorece a visão e a pele. Auxilia no bom funcionamento intestinal. Há dois tipos de abobrinha: a italiana e a menina.

Prefira as abobrinhas novas e pequenas de 15 a 20cm de comprimento,porque contém menos água. Dê preferência as bem firmes,de cor verde brilhante ou amarelada (conforme o tipo),preferencialmente sem rachaduras ou picadas de insetos.

Devem ser conservadas em saco plástico transparente,na parte inferior da geladeira por 5 a 7 dias.

Beterraba–  Contém vitaminas B e C,cálcio, ferro e fósforo. A vitamina C é melhor aproveitada quando consumida crua. O suco da beterraba é tônico,refrescante e diurético,com leve efeito laxante.

Escolher as beterrabas com a casca lisa,firme e sem rachaduras. Devem ter cor concentrada e tamanho médio. Podem ser conservadas em saco plástico na gaveta de legumes da geladeira. Retirar as folhas antes de guardar.

 

 

O que tem na Sopa do Neném

 

No próximo post vamos falar sobre vitaminas,cálcio,fósforo e ferro e qual a importância de cada um na alimentação infantil.

Até lá!

 

Fonte pesquisada:  Na cozinha com as frutas,verduras e legumes.

Ministério da Saúde e UFMG

 

 

♥♥

Frutas da Vez- Semana da Alimentação Infantil

Olá!

Esta semana vamos postar dicas para uma alimentação infantil mais saudável e já vamos começar pelas frutas!

Novembro e Dezembro são os meses de safra das seguintes frutas:

 

Frutas da Vez

 

Você sabe os benefícios de cada uma delas? Não? Então vem cá que a gente te conta:

Acerola: Rica em Vitamina C,possui também vitamina A,potássio e fósforo. Ajuda na cicatrização e evita hemorragias,protegendo as gengivas e os dentes.É ótima para a pele,ossos e tecidos nervosos. Previne gripes e resfriados. Para melhor armazenamento,é melhor manter no congelador,após lavar e secar cada fruta,podendo ser conservada por até 12 meses. O suco deve ser consumido logo após o preparo. Lembrando que se não for congelada, a acerola é uma fruta altamente perecível e para ser consumida,deve estar madura e avermelhada,firme e sem estar danificada por insetos.

Laranja: Rica em vitamina C e contém cálcio,fósforo,sódio e potássio. Ajuda na digestão e na formação dos ossos e dos dentes. Reforça as defesas do organismo. O bagaço da laranja ajuda no funcionamento do intestino. As frutas devem estar com a casca brilhante . Evite as laranjas secas,mofadas ou com manchas marrons. Pode ser conservada na geladeira por até 2 semanas,podendo congelar pedaços e fatias descascadas.

Mamão: Rico em cálcio,ferro,fósforo,potássio e vitaminas A,C e B. Bom para a visão e bom funcionamento intestinal. É bom para uma boa resistência a infecções. A fruta deve estar pesada,com a casca lisa e sem nenhum furo ou rachadura. Pode ser guardada fora da geladeira,levemente verde até amadurecer e ficar amarela. Quando madura,deve ser armazenada em um saco de papel fechado na geladeira.

Manga: Fonte de vitamina A e C,além de possuir muita fibra. Possui também vitamina B,cálcio,fósforo,potássio e sódio.É ótima para a visão e para o funcionamento intestinal. escolha frutas que cedam um pouco quando pressionadas delicadamente  e que tenham um aroma agradável e perfumado próximo a haste,evitando as frutas murchas,manchadas ou amassadas. Se estiver verde, podem ser armazenadas em local aquecido em um saco de papel. Depois de madura, armazenar na geladeira,mas deve ser consumida assim que amadurecer. Congele em fatias ou em calda. Também podem ser amassadas em purê e congeladas.

Melão: Boa fonte de vitaminas A,B e C. Contém cálcio,fósforo,sódio e potássio. Protege a visão e auxilia  na cicatrização de ferimentos. Contribui para a formação dos ossos,dentes e sangue. Para escolher a melhor fruta,deve-se apertar  a extremidade oposta ao talo, se o melão estiver maduro,deve ceder imediatamente. Deve também estar pesado e ter aroma agradável. Se o aroma for muito forte,pode estar maduro demais. Deve ser armazenado em temperatura ambiente,em local fresco e arejado. Também podem ser mantidos na geladeira,em filme plástico e transparente por 1 semana. Podem ser congelados cortados em cubos ou em calda.

Uva: Contém Vitamina A ,B e C,sódio,potássio,cálcio e fósforo. É um laxante suave e estimula as funções do coração.  Evite uvas murchas e com manchas marrons. As uvas estragam facilmente e devem ser armazenadas em camadas de papel  toalha ou em um saco de papel na geladeira por 5 dias.  Podem ser congeladas em calda.

Gostaram das dicas? Amanhã vamos trazer as verduras e legumes da estação! Não percam!

 

♥♥

 

Fonte de pesquisa: Na Cozinha com as Frutas, legumes e verduras- Ministério da Saúde e UFMG. 2016

 

 

 

 

Uma mamãe na Universidade

Olá!

Hoje foi dia de prova! Eu saí de casa  cedo deixando a serumaninha (ainda dormindo)aos cuidados do  pai e fui debaixo de chuva (a pessoa não dirige né,aí vai de ônibus mesmo). Cheguei na faculdade encharcada dos pés a cabeça e com muito medo das provas. A verdade é que não tinha me preparado como deveria. Mas fui na fé mesmo. Sou formada em Comunicação Social e agora faço Pedagogia EAD.

Antes mesmo de entrar na sala, os desafios da maternidade são escancarados na minha frente. Uma das alunas está  amamentando a filha. Ela veio de outra faculdade e faz matérias em outros períodos também. Aquela mamãe começou a fazer a prova, com a filhinha nos braços que até então estava quietinha. No intervalo para a segunda prova eu peguei a ficha completa. O bebê tem dois meses e a mamãe tem outra filha de três anos. Gente, eu esqueci de perguntar o nome da mulher! Queria saber tudo da vida dela (coisa de jornalista),mas não perguntei o nome dela,rsrsrsrs.

Bem, voltamos para a sala e menina, chamada Raabe (nome bíblico,ela fez questão de me dizer), começou a ficar inquieta. A professora então pega, fica com ela uns bons minutos,tentando acalmar, balança daqui,balança de lá. Mas Raabe quer mesmo é o colo da mamãe. A professora então pergunta se a menina está incomodando alguém porque já aconteceu de um aluno reclamar. Ninguém responde positivamente. Ainda bem! Em um curso dominado por mulheres (apenas um homem na sala), ficaria muito brava se alguém respondesse que sim. Aliás, me deu vontade de dizer:

Se alguém estiver incomodado,que se retire ora bolas!Pode deixar a Raabe na sala. Mãezinha fica calma que estamos torcendo por você.

Eu não disse nada, continuei fazendo minha prova. Pouco tempo depois,aquela mãe foi para outra sala com sua filhinha para ficar mais a vontade e poder terminar a prova.

Fiquei feliz que todos ali compreenderam a situação. A professora então,segurando a menina para a mamãe fazer a prova. Achei fofo! Existe esperança no mundo gente!

Quando cheguei em casa, a serumaninha estava ótima,apesar de  ainda estar com a blusa do pijama (o pai não achou outra pra trocar!!!!! Oi?) e toda descabelada.Deixei tudo prontinho pra ela almoçar. Papai só teve que esquentar. Ele se saiu bem. Nada comparado a mamãe,mas valeu.

Quero dizer,teve um pequeno detalhe:

-Trocou a fralda dela? Perguntei

-Sim,ele respondeu.

Quando vou olhar,a  fralda está posta ao contrário!

Esse homem não aprendeu a trocar fralda até hoje não,gente? Pelamor!!

Nem tudo é perfeito né migas?

Mas tudo bem. Não vou passar sermão não. Cuidar da serumaninha uma manhã inteira já é uma grande evolução! hehehehe

Ah, e as provas? Acho que deu pra passar! Iupiii

cute-elephants-2757831__340

 

♥♥