E lá vamos nós para o desfralde!

Olá!

Comecei hoje o processo de desfralde do João. Se você é novo por aqui, João é o meu caçula de dois anos e cinco sete meses. Também sou mãe da Helena, de 6 anos. Contei sobre o desfralde dela aqui no blog também. Eu me programei para desfraldar o João com a mesma idade em que a Helena desfraldou. Porém com ela eu tive uma tentativa frustrada aos dois anos.

Com este marco na vida de qualquer criança que é dizer adeus as fraldinhas, ficou evidente também o quanto eu evolui como mãe! Poderia até ter tentado tirar as fraldas dele antes, afinal em questão de comunicação,o João é bem mais eficiente que a Helena na idade dele. Ele fala pelos cotovelos, rsrsrsrs. Mas a questão aqui nem é esta. Quatro anos depois eu percebo que estou bem mais calma em relação a uma poça de xixi no chão. Não há nada que um bom desinfetante não limpe. Mesmo com outra criança para cuidar e tantas tarefas para fazer, eu consegui manter a calma! João fez xixi duas vezes no peniquinho! E contou com a ajuda da irmã dando aquela força, dizendo que é fácil e que ele já é um rapaizinho e que está na hora de largar as fraldas. Ah, e ele está usando o mesmo peniquinho que a irmã usou há quatro anos atrás. Eu guardei gente. Sou pão dura mesmo, hahahaha. Na verdade,isto é sustentabilidade. Só que não! É só aquela mãe de segunda viagem que sabe que não há necessidade de se comprar um penico caríssimo que toca musiquinha só para o seu filho fazer xixi e cocê nele. Mas se você comprou, ok. Sem julgamentos.

E vamos também usar um redutor de assento que ele ganhou há bastante tempo atrás de uma amiga da minha mãe. O assento tinha sido usado pelo neto dela. Olha a sustentabilidade de novo, rsrsrs.

João a princípio teve uma certa relutância em ficar de cuequinha mas depois aderiu. E quando eu pergunto onde é para fazer xixi ele responde prontamente com sua esperteza e fofice de sempre:

No peniquinho!

Confesso que vai dando aquele medinho de saber que meus filhos estão crescendo em uma velocidade ímpar mas ao mesmo tempo uma sensação de dever cumprido. Pelo menos em relação a não jogar mais fraldas descartáveis no planeta. Na verdade eu acho que o que pesa mesmo é o preço da fralda, hahahaahaha.

E se você está pensando em começar o desfralde, aí vão as dicas de quem está passando por isto pela segunda vez:

Não faça por pressão de quem quer que seja!

Eu sei que eu comentei aqui do preço da fralda, mas vai por mim. Se nem você e seu bebê não estiverem preparados para o desfralde, você vai gastar muito mais com a perda da sua saúde mental.

Desfralde dá trabalho sim, mas passa e a recompensa vem depois. Não estou falando de custos, mas sim de ver seu filho cumprindo mais uma etapa importante do desenvolvimento dele.

Se você achou que era a hora e viu que não é, colocar a fralde de novo e tenta depois. Aqui não é um teste ou um vestibular do desfralde. E mesmo no vestibular a gente pode tentar de novo né.

E amanhã vamos de novo para mais um dia sem fraldinha. Iupiii

♥♥

Deixe um comentário