Legumes da Vez- Abobrinha e Beterraba

Olá!
Continuando nossa série sobre alimentação infantil vamos falar de dois legumes com safra em novembro/dezembro: Abobrinha e Beterraba (duas queridinhas minhas na alimentação da serumaninha Helena).

Abobrinha não é só um adjetivo para quem fala besteira,rsrsrs,é um legume rico em carboidrato,cálcio,fósforo,ferro e fibras. Ajuda na formação dos ossos e dos dentes. Evita o cansaço mental,favorece a visão e a pele. Auxilia no bom funcionamento intestinal. Há dois tipos de abobrinha: a italiana e a menina.

Prefira as abobrinhas novas e pequenas de 15 a 20cm de comprimento,porque contém menos água. Dê preferência as bem firmes,de cor verde brilhante ou amarelada (conforme o tipo),preferencialmente sem rachaduras ou picadas de insetos.

Devem ser conservadas em saco plástico transparente,na parte inferior da geladeira por 5 a 7 dias.

Beterraba–  Contém vitaminas B e C,cálcio, ferro e fósforo. A vitamina C é melhor aproveitada quando consumida crua. O suco da beterraba é tônico,refrescante e diurético,com leve efeito laxante.

Escolher as beterrabas com a casca lisa,firme e sem rachaduras. Devem ter cor concentrada e tamanho médio. Podem ser conservadas em saco plástico na gaveta de legumes da geladeira. Retirar as folhas antes de guardar.

 

 

O que tem na Sopa do Neném

 

No próximo post vamos falar sobre vitaminas,cálcio,fósforo e ferro e qual a importância de cada um na alimentação infantil.

Até lá!

 

Fonte pesquisada:  Na cozinha com as frutas,verduras e legumes.

Ministério da Saúde e UFMG

 

 

♥♥

Deixe um comentário