Envelhecer não significa amadurecer

É incrível como o passar do tempo e a chegada da idade adulta não nos torna necessariamente menos infantis   e mais compreensivos com as dificuldades alheias. Existem pessoas que tem muita dificuldade de amadurecer e outras que simplesmente nunca amadurecem,elas simplesmente apodrecem no pé.

No mundo materno,estou cansada de ver mães que possuem uma grande experiência,já criaram seus filhos,já possuem até netos,se comportarem sem um mínimo de sabedoria. Logo elas que deveriam ser nossos exemplos,nosso apoio em dias difíceis. Elas que já passaram por tudo que nós passamos. Mas na realidade,isto não acontece quase sempre.

Estou passando pelo complicado momento do desfralde da minha filha. Até agora consegui pequenos progressos,mas eu não estou com pressa. Estes dias ouvi de uma mamãe que tem um canal no You Tube uma verdade confortante: Toda criança (a não ser por um problema de saúde) vai largar as fraldas! Pode ficar tranquila mamãe, a própria natureza vai se encarregar disto!

E cá estou eu no conforto do meu lar, explicando para a minha filha, limpando xixis no chão. Enfim…. eu estou batalhando,dando uma forcinha para a natureza. Vai que cola. Neste momento chega a voz da experiência,alguém que me cobra este desfralde desde que minha filha tinha 2 anos (tentei e não deu certo). Ela sabe que eu estou tentando novamente agora. Estava tudo bem, a gente conversando até que a pessoa vira e fala:

” Sabe o filho da fulana (sempre ele!).  Imagina que ele já está fazendo xixi e cocô no banheiro. Ele pede e tudo”.O filho da fulana em questão é um garoto três meses mais novo que minha filha. Neste momento eu respiro fundo e repito mentalmente o meu mantra: NÃO VOU COMPARAR MINHA FILHA COM NINGUÉM. CADA CRIANÇA TEM SEU TEMPO. ELA VAI CONSEGUIR. NÃO VOU COMPARAR MINHA FILHA COM NINGUÉM.

Eu só consigo responder verbalmente enquanto recolho a roupa do varal : ” É né, mas com meninos é mais fácil”.

Eu não sei de onde tirei isto! Não é mais fácil! Nunca é! Me desculpem mães de meninos. Sei que vocês estão na luta também.Mas naquele momento foi a única coisa que eu consegui dizer.

O que leva uma pessoa a dizer aquilo para uma mamãe que passa pela luta do desfralde do filho? Acho que é uma mistura de imaturidade (apesar da idade avançada) com maldade mesmo. Em vez disto, porque não perguntou se eu queria uma dica infalível que usou com os filhos? Porque não contou que passou perrengue,que quis desistir? Que achou que não conseguiria?

 Mesmo repetindo o meu mantra,aquilo conseguiu me desestabilizar. Mas foi só um segundo. Volto a me concentrar no que é mais importante: na minha linda serumaninha. Vamos filha,é mais um dia!Você vai conseguir. Força na peruca!

 

orange-2316667_960_720

Deixe um comentário

